quinta-feira, 22 de maio de 2008

Décima Sétima Etapa - Palas del Rei - Santiago de Compostela 76 km

CHEGAMOOOOOOOOSSSSS, parecia que nunca iria chegar mas conseguimos. Chegamos em Santiago no dia 20 de maio às 19:00, depois de 850km enfim chegamos. O dia amanheceu diferente para nós 3, afinal tinhamos que cumprir a nossa última etapa e justo no albergue que ficamos, tinham mais 7 brasileiros que também vibraram em saber que iriamos chegar naquele dia, e olha que pedalar 76 km ñ foi fácil e ainda mais depois de 16 dias consecutivos de pedal. Cansaço no corpo, mental, ansiedade mas também felizes por estarmos vivendo aquele momento. O dia nem se fala, foi um presente de Deus, sol em todo o percurso e subidas também e ainda faltando 12km o pneu do Chris furou só para marcar a nossa chegada. Chegando na cidade havia uma multidao indo rumo a catedral que nós ñ sabiamos de onde tinham saidos todos, eram turistas e peregrinos de todas as partes do mundo. Ficamos alguns minutos contemplando a beleza da catedral e fomos encontrar um lugar para ficarmos, mas antes fomos buscar a nossa Compostelana (Certificado de Peregrinaçao) e com o nome em Latim, muito legal. Infelizmente os albergueres que ainda tinham lugares estavam muito distante e acabamos ficando em um Hostal. No dia seguinte tinhamos o compromisso da missa do Peregrino e tivemos o prazer de escutar na missa que no dia anterior haviam chegado 3 peregrinos brasileiros de bike do trajeto San Jean Pied de Port - Santiago, e estes 3 somos nós, Francisco, Alexandre e Christian. Só para que todos entendam, o padre antes de iniciar a missa tem uma relaçao de todos os peregrinos que cumpriram o percurso e foram retirar a Compostelana. Tivemos a sorte também de presenciar na missa o Botafumeiro, que é um incensário gigante que fica preso em uma corda no centro da igreja e é puxado por 6 pessoas para incensar toda a igreja. Na noite de 21 de maio seguimos para Madri e já de malas prontas para o retorno ao Brasil que será dia 23 para Alexandre e Francisco, pois o Christian regressou hoje mesmo.